Translate

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O que funciona no Brasil? O que não funciona no Brasil?

Recentemente (março/2014) um programa de rádio fez uma enquete sobre o que funciona no Brasil. Muitos “participantes” da enquete levaram a sério a questão, mas a maioria, como sempre, levou na brincadeira.

Entendo que essa questão é de grande importância nos debates escolares, desde a pré-escola até a universidade, pois isso demonstra a insatisfação da maioria e alerta a todos os níveis (educacionais, sociais, etc...) sobre as questões que precisam ser melhoradas.

CONTINUE LENDO:


Mas não basta apenas falar que a segurança pública (por exemplo) não funciona, tem que ser estudado as causas que fazem a segurança ser tão incompleta e incompetente, analisando os investimentos na área, qualificação dos agentes, quais os políticos/partidos que buscam a melhoria da segurança, causas da corrupção e criminalidade interna das polícias, dentre outras questões.

Analisando o problema em todos os seus lados, as opiniões seriam melhor formadas e consequentemente, a eleição de novos políticos e busca por melhorias naquele determinado setor, seriam muito mais eficazes.

Imagine um jovem que, em 2014, participe de um debate sobre segurança em sua escola, e depois, passados alguns anos, já na faculdade, ele volte ao mesmo assunto, debatendo novamente novos problemas e analisando quais haviam melhorado e piorado naquele período, seria interessante pois, se esse jovem algum dia se tornar um administrador público, quem sabe ele poderia trabalhar diretamente nos pontos problemáticos e assim beneficiar a todos.

Em um caso isolado, conforme o exemplo acima, um único aluno talvez não faria diferença, mas entre milhões deles sairiam vários bons brasileiros formados.

Alguma dúvida sobre a incompetência da segurança pública no Brasil? Acredito que seja um dos melhores exemplos de incompetência no Brasil. Para começar, nossa polícia está dividida em 04 (quatro) “polícias”, o que para início da conversa, ja assusta a todos.

A Federal, a Civil (Estadual), a Militar (Estadual) e a Guarda Municipal e ainda temos as Forças Armadas! 

Dentre as incompetências encontradas em todas elas, facilmente verificamos a incapacidade de administrar e realizar as funções básicas de sua função. Entrar na polícia hoje, em qualquer uma delas, é apenas uma forma de se garantir financeiramente e ter o direito de portar uma arma de grosso calibre livremente. Fazer segurança? Investigar? Prender? Proteger? Não, 90% não presta para isso, são mais um perigo à sociedade.

Hospitais, postos de saúde, SUS, seja lá o que for... só funcionam se for particular, ou seja, só funciona no Brasil se você pagar pelo serviço. Se depender do serviço público, vai para a fila! E mudou alguma coisa quando os PTralhas entraram na presidência? Não, pelo contrário, piorou! Estão até trazendo médicos de fora pois não formaram mais médicos brasileiros e não investiram o mínimo necessário nesse setor.

Falando em Política, lá estão nossos representantes! Analfabetos, bandidos, trambiqueiros, jogadores de futebol, ex participantes de reality shows (bbb's), atores de novelas, comediantes, alguns políticos com mais de 80 anos e que nunca saíram de Brasília... isso mesmo... tem político, não sei como, mas que nunca deixou de ser um representante nosso! Foi presidente, senador várias vezes, deputado federal várias vezes, governador, já mudou o domicilio de estado para poder ganhar de novo. E o que mais impressiona, ganhou! Se ao menos tivesse contribuído para melhorar o pais nesses mais de 50 anos de “empresa”... Mas até hoje não ouvi falar de nada interessante que ele fez em prol dos brasileiros. É o espelho da nossa política corrupta e interesseira.

Esses 03 (três) problemas já demonstram que o país está em declínio. Se ao menos tivéssemos políticos (maioria) com vontade em mudar, teríamos esperança. Muitos dizem que o Brasil melhorou, muitos compraram sua casa com o tal "minha casa, minha vida" (e vão pagar em 12 anos), mas isso é o reflexo da economia e não da política implantada nos últimos anos. E olhando por outro lado, ninguem comprou casa, ganharam uma dívida imensa! Deixe de pagar para ver o que acontece... 

Se o Brasil tivesse melhorado, não teríamos um aumento nos assassinatos e latrocínios, que a cada ano aumenta surpreendentemente, e fechou em 2013 com mais de 50.000 (cinquenta mil) casos. Se a criminalidade esta aumentando, é sinal de que o povo não precisa só de "bolsa família" e "minha casa, minha vida" em 120 prestações.

Muita coisa não funcionam no Brasil, mas vamos ficar por aqui... (Transporte público, educação pública, saneamento básico, administração de rodovias e ferrovias, aeroportos, rodoviárias, portos, ...).

E o que funciona? Bem... se falarmos de assuntos que interessam a todos... não vejo luz no fim do túnel...

Nem o Poder Judiciário escapa! Vejam que o processo do presidente que sofreu o impeachment levou praticamente 20 anos para concluir! E no final... foi absolvido! Hahaha! Tem que dar risada mesmo. Pior que isso, foi ouvir o presidente do STF falando que “a justiça no Brasil é lenta e precisa melhorar...”.

Por favor! O maior representante do Poder Judiciário falando uma besteira dessas! Ele próprio dizendo que seu trabalho é lento... Algum empresário confessaria em rede nacional que sua empresa é ruim e lenta? Acho que não...

Mas voltando, o que funciona no Brasil?

Bem... o Crime Organizado funciona! Emprega muitos brasileiros e todos estão ficando ricos! Dentre eles, temos de todas as especialidades, traficantes, políticos, lobistas, sequestradores, presidentes de estatais, sindicalistas...

Dependendo do ponto de vista, tudo funciona muito bem no Brasil sim! 

Apenas escolha de qual lado você está!

2 comentários:

  1. Oi josé

    Eu queria deixar um comentário quanto as novas regras impostas pela ANAC, então fiz um rápida especulação com as informações disponíveis, vamos aos números:

    Segundo o último anuário do transporte aéreo da ANAC (2012) nos últimos 10 anos (2003 a 2012) o ano com menor média de atrasos acima de 30 minutos foi 2009 com 10,8% de voos atrasados e a média de atrasos no período foi de 15,2%. Esse é o atraso médio para 30 minutos.
    A Resolução 316/2014 da ANAC em seu artigo 14 estabelece que qualquer divergência de horário maior do que 15 minutos será considerada como operação em desacordo com o slot e receberá multa de 42 mil Reais. Se o voo decolar com 15 minutos de atraso e pousar com 15 minutos de atraso, então são duas multas de 42 mil reais.
    Vamos fazer uma rápida especulação. Considerando que a média de atrasos de 30 minutos é 15%, que em períodos de grande movimento como será a Copa do Mundo os atrasos aumentam, e que a Resolução 316/2014 da ANAC vai multar os voos atrasado em meros 15 minutos, então, devemos ter uma grande parcela de voos a serem multados, talvez, na faixa dos 30 a 40%.
    Vamos supor um índice de 30% de atrasos acima de 15 minutos na Copa. Isso significa que 30% dos voos vão pagar multas 84 mil Reais por voo (42 pela partida atrasada e 42 mil pela chegada atrasada). Na média as empresas aéreas pagariam por voo 25.200 Reais em multas, que provavelmente seriam incorporados aos custos da empresa. Mas as empresas aéreas ganham milhões né, isso deve ser pouco. Mas não é.
    Elas ganham e gastam milhões, hoje a GOL divulgou prejuízo recorde de 96 milhões de Reais, e as multas não são baratas. Vamos as contas, um avião médio de 130 lugares que comercializa 76,6% dos assentos (informação da ANAC para 2012) tem quase 100 passageiros pagantes por voo. Segundo a ANAC o bilhete médio em 2012 foi R$ 294,83, vamos supor que o bilhete médio hoje custe 350 Reais. Nesse caso a empresa aérea teria uma receita bruta por voo de 35.000 Reais.
    Portanto, dos 35.000 Reais de receita bruta por voo, as empresas aéreas acabariam pagando 25.200 de multas para a ANAC, mais de 70%.
    E observem que analisamos apenas uma única obrigação dessa Resolução. As multas de 21 mil Reais para cancelamentos de voos (média histórica de cancelamentos é 12,9%), multas de 42 mil Reais para aeronaves que permanecerem em solo mais tempo que o previamente autorizado, as multas para os pilotos, entre outras multas.
    Porque é então que as empresas aéreas não estão revoltadas, protestando contra essa Resolução? Porque elas sabem que não vão pagar essas multas.
    Dê uma olhada na pauta da próxima reunião da Junta Recursal da ANAC, trata-se da segunda instância administrativa da Agência, a qual praticamente todos os Autos de Infração vão. Na reunião de 15/05/2014, que é semanal, eles vão julgar 57 processos. Isso dá uma média 228 processos mês.
    Em 2012 tivemos 989 mil voo comerciais. Se 30% deles forem multados nós teremos quase 25 mil processos de Autos de Infração a serem instaurados por mês. Se uma única obrigação de uma única norma criar 25 mil processos administrativos por mês a serem julgados e a capacidade de julgamento da ANAC é de 228 processos por mês, duas coisas aconteceram. Primeiro a imensa maioria dos processos não será julgada e prescreverá, segundo serão contratados ainda mais servidores para que a agência reguladora consiga julgar pelo menos alguns desses processos. Nos dois casos quem perde é o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, primeiramente, obrigado pela "visita". Realmente, os números que voce apresentou assustam. E o pior é que nada disso é utilizado em melhorias aos usuários. A grande parte do dinheiro é canalizado para partidos, obras inacabáveis e caríssimas, corrupção e desvios diversos. Mas vamos lá, ja que nós pagamos essa conta toda, só o que nos resta é trabalhar!

      Excluir